A Guarda Municipal de Castro está desenvolvendo a Operação Natal desde a última quarta-feira (13) nas principais ruas do comércio.

De acordo com o diretor de Segurança, Antonio Sergio de Oliveira, o policiamento foi reforçado nas ruas Dr. Jorge Xavier da Silva, Javert Madureira e Cruz Machado, na Vila Rio Branco e ainda no Contorno Sul até o fechamento das lojas, às 22 horas.

Oliveira explica que devido ao aumento do fluxo de dinheiro nesta época do ano com o pagamento do décimo terceiro salário é preciso garantir a segurança dos lojistas e consumidores. “Nesses locais de grande movimento de comércio aumentamos o efetivo para que os lojistas possam trabalhar com mais tranquilidade e o consumidor possa fazer suas compras sem preocupação”, diz.

O diretor recomenda que o consumidor fique atento a golpes em saída de banco, evitando falar com desconhecidos, cuidar das bolsas que devem ser carregadas na parte frontal do corpo e ainda, tomar cuidado com as crianças para que não soltem da mão dos pais. “É uma época de muito movimento e demanda mais atenção com bolsas, manuseio de dinheiro e também com as crianças. Tomando algumas precauções é possível fazer as compras com tranquilidade”, afirma.

Outra recomendação é quanto ao tráfego de veículos na Rua Dr. Jorge Xavier da Silva. “Para evitar aglomeração de veículos, os motoristas podem procurar estacionar nas ruas transversais e paralelas, evitando engarrafamento”, diz.

A Operação Natal segue até o dia 24 de dezembro.

As obras de readequação do Hospital Anna Fiorillo Menarim serão entregues oficialmente aos castrenses na próxima terça-feira (10), em solenidade que também marcará a entrega da concessão para a Cruz Vermelha.

Com recursos da Prefeitura e do Estado foram readequados o centro cirúrgico, ala de imagem, Pronto Socorro, quartos e banheiros. Também foi feito paisagismo, jardinagem e pintura interna e externa. O município já adquiriu Raio X, ventiladores mecânicos e autoclaves, entre outros equipamentos. Os investimentos com recursos próprios e do governo do Estado somam R$ 5 milhões.

O Hospital Anna Fiorillo Menarim disponibilizará três centros cirúrgicos, 120 leitos e vai oferecer procedimentos como cirurgias eletivas. A Cruz Vermelha terá prazo de dois anos para instalar nove Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A secretária municipal de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutchke, disse que com a ampliação dos serviços que serão oferecidas no hospital, a comunidade terá mais tranquilidade nos tratamentos de saúde. “Muitos serviços que hoje os munícipes precisam ir buscar fora, em breve terão aqui. Estamos felizes com a parceria com a Cruz Vermelha que é referência em atendimento humanizado. Esse é um momento muito importante para a saúde de Castro.”, afirmou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que entregar novamente o hospital em plenas condições de atendimento à população foi sua única promessa de campanha, por entender que saúde é a maior preocupação das pessoas. “O município investiu na readequação e buscamos recursos do governo para comprar os equipamentos necessários. É uma alegria muito grande saber que nossos munícipes terão mais serviços à disposição aqui em Castro, sem precisar ir para outras cidades para um internamento, cirurgia ou exame. Saúde é qualidade de vida e é isso que queremos para nosso povo. Estamos entregando o hospital para uma empresa respeitada no mundo inteiro, e que tenho certeza, fará um ótimo trabalho”, finalizou.