As obras de readequação do Hospital Anna Fiorillo Menarim serão entregues oficialmente aos castrenses na próxima terça-feira (10), em solenidade que também marcará a entrega da concessão para a Cruz Vermelha.

Com recursos da Prefeitura e do Estado foram readequados o centro cirúrgico, ala de imagem, Pronto Socorro, quartos e banheiros. Também foi feito paisagismo, jardinagem e pintura interna e externa. O município já adquiriu Raio X, ventiladores mecânicos e autoclaves, entre outros equipamentos. Os investimentos com recursos próprios e do governo do Estado somam R$ 5 milhões.

O Hospital Anna Fiorillo Menarim disponibilizará três centros cirúrgicos, 120 leitos e vai oferecer procedimentos como cirurgias eletivas. A Cruz Vermelha terá prazo de dois anos para instalar nove Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A secretária municipal de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutchke, disse que com a ampliação dos serviços que serão oferecidas no hospital, a comunidade terá mais tranquilidade nos tratamentos de saúde. “Muitos serviços que hoje os munícipes precisam ir buscar fora, em breve terão aqui. Estamos felizes com a parceria com a Cruz Vermelha que é referência em atendimento humanizado. Esse é um momento muito importante para a saúde de Castro.”, afirmou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que entregar novamente o hospital em plenas condições de atendimento à população foi sua única promessa de campanha, por entender que saúde é a maior preocupação das pessoas. “O município investiu na readequação e buscamos recursos do governo para comprar os equipamentos necessários. É uma alegria muito grande saber que nossos munícipes terão mais serviços à disposição aqui em Castro, sem precisar ir para outras cidades para um internamento, cirurgia ou exame. Saúde é qualidade de vida e é isso que queremos para nosso povo. Estamos entregando o hospital para uma empresa respeitada no mundo inteiro, e que tenho certeza, fará um ótimo trabalho”, finalizou.

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, decretou ponto facultativo aos servidores públicos municipais nesta sexta-feira (8), durante todo o expediente.

Mesmo com ponto facultativo decretado, alguns serviços essenciais permanecem em atividades normais. Pela Secretaria Municipal de Gestão Pública funcionarão normalmente a Estação e Terminal Rodoviário, cemitérios municipais e aeroporto. A Secretaria Municipal de Segurança Pública manterá os serviços da Guarda Municipal e Guarda Patrimonial em funcionamento. A Secretaria Municipal de Saúde terá atendimento no Hospital Anna Fiorillo Menarim, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Farmácia Básica Municipal. Já na Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social funcionará normalmente o trabalho da Casa Lar e do Conselho Tutelar, este em regime de plantão.

Também em funcionamento pela Diretoria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, o Museu do Tropeiro, e o Centro de Informações Turísticas em regime de plantão na sexta-feira (8) e também no sábado (9), para atendimento ao turista. Os trabalhos de varrição de ruas serão feitos de regime de escala, através da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Educação funcionará conforme calendário escolar.