O_palhao

Os filmes 'Rio', 'O Palhaço', 'Eu e Meu guarda-chuva' e 'As Melhores Coisas do Mundo' abrem as sessões gratuitas de filmes nacionais, programadas para serem exibidos entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, no Parque Lacustre. As salas de cinema itinerante do Cine Tela Brasil são montadas com o patrocínio da Fundação Telefônica Vivo e apoio do governo municipal. São quatro sessões diárias às 7h45, 9h35, 13h20 e 15h15. A primeira sessão, dia 27, começa com todos os 225 lugares tomados pelos alunos das escolas Vicente Machado, Bernardo Litzinger e Doutor Linneu Novaes.

Idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo), o Cine Tela Brasil possui duas salas de cinema com estrutura de shopping. São 225 lugares com assentos acolchoados e ar condicionado. Contam com projeção cinemascope 35mm em uma tela de 21m² e som stereo surround. Em Castro, o projeto aconteceu pela primeira vez em 2004, na Vila Rio Branco e, em 2008, foi levado ao distrito do Socavão. “Este já é o terceiro ano do Cinte Tela na cidade e, agora, em local diferenciado, no Parque Lacustre”, comenta o administrador da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, Thiago Augusto Silvério.

De acordo com Silvério, a sala começa a ser montada nesta terça-feira, quando, até o final do dia, deve passar por uma vistoria do Corpo de Bombeiros. As escolas que não puderem trazer os estudantes serão ajudadas pelas secretaria de Esporte e Cultura e de Educação, que disponibilizaram ônibus, micro-ônibus e uma kombi para o transporte, informou o funcionário. “A intenção é que todos os alunos possam vir, venham se divertir e acompanhar as sessões”, destaca o secretário de Esporte e Cultura, Antenor Telles, enfatizando que pretende lotar todas as sessões. “Esperamos levar o cinema a aproximadamente mil crianças, com toda a segurança possível”, calcula.

No horário seguinte, às 9h35, assistirão os filmes os alunos das escolas Vicente Machado, Elsa Macedo, Dalila Aires e Jardim Bela Vista. À tarde, a sessão de cinema será acompanhada por estudantes da Bernardo Litzinger, Vicente Machado e Linneu Novaes. O filme das 15h15, ''As Melhores Coisas do Mundo', será assistido por 198 alunos das escolas Nicolau Baltazar, Joana Torres e Colégio. Cavanis. No dia 28, quem acompanha as sessões serão crianças dos colégios Cavanis, Major Vespasiano e Maria Aparecida Nisgoski, também da Apae, Centro de Educação Infantil Rubens Quintiliano, Escola Vicente Machado, Linneu Novaes e os usuários do Caps.

À tarde, no dia 28, será a vez dos alunos também da Escola Dalila Aires e Vila Rosário, junto a demais turmas da Linneu, da Vicente Machado, Apae, Bernardo Litzinger e da Vila Rosário. No dia 1º, além de alunos de todas as escolas convidadas anteriormente, acompanham a sessão estudantes do Colégio Nicolau Baltasar.

O projeto já passou por mais de 430 cidades e realizou mais de 5.200 sessões de 93 filmes nacionais. Em nove anos, mais de um milhão de pessoas entraram na sala do Cine Tela Brasil, a maioria foi ao cinema pela primeira vez.