Está praticamente fechada a programação do aniversário de Castro, comemorado no próximo dia 19. Voltada para a família, a festa será aberta já no dia 8, com uma homenagem às mulheres, na Casa da Sinhara. Estão previstas também exibição de filmes, exposições, palestras, desfiles de rua, lançamento da coleção outono/inverno, corrida rústica, festival de pipa, oficinas de pintura, passeio ciclístico e a oferta de serviços de saúde. O ponto alto deve ser a palestra-show do médico ginecologista Malcolm Montgomery, dia 18, às 19 horas, no ginásio Douglas Pereira.

Montgomery, que é primo do prefeito Reinaldo Cardoso (PPS), é médico de Adriane Galisteu, Leticia Birkheuer, Ana Hickmann e também tratava da apresentadora Hebe Camargo. Conhecido como o 'ginecologista das estrelas', Montgomery é também escritor e palestrante. De suas obras, as mais conhecidas são 'O Novo Pai', 'Toques Ginecológicos', 'Dez Amores', 'Mulher' e 'A Flor da Pele'.

Em suas palestras, une música ao conteúdo falado e imagens; fala de assuntos como sexualidade e família de forma leve e de fácil entendimento. Desmistificando alguns tabus, sempre de forma dinâmica e com conteúdo, o médico segue com o objetivo de melhorar a vida das pessoas através de uma medicina clara e acessível. A palestra de Malcolm Montgomery será gratuita.

Conforme o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Rodrigo Morais da Silva, a festa será um grande momento de confraternização. “Queremos valorizar artistas locais e, ao mesmo tempo, proporcionar lazer e entretenimento à população”, acrescentou, citando que, dias 13 e 14, serão exibidos os filmes Os Xeretas e Intocáveis, respectivamente, às 20 horas, no Cine Marajá, no Teatro Bento Mossurunga. No dia 20, também às 20 horas, abre a exposição Somente Elas, na Casa da Praça. No mesmo dia, acontece a palestra Moda e Autoestima, com Flavia Proche Fadel.

Para comemorar o aniversário de Castro, o comércio abre o dia todo, sábado (16), com desfiles de moda, de hora em hora, para o lançamento da coleção outono/inverno, na rua Doutor Jorge, a partir das 14 horas. No mesmo horário, começam os atendimentos de saúde, com o recebimento de reclamações (Ouvidoria), o aferimento de pressão arterial e repasse de orientações sobre hanseníase e tuberculose, no Parque Lacustre, onde acontece ainda o Festival de Pipas Pais e Filhos. À noite, acontece a Noite da Seresta Solidária, no Clube União, promovida pela Rede de Combate ao Câncer. Os festejos do dia fecham com o Batidão Sertanejo, na Associação Cultural e Esportiva de Castro, às 23 horas.

No dia 17, às 9 horas, será dada a largada da Corrida Rústica, realizados serviços de saúde e jogos de basquete de rua, mini-futebol, aulão de dança, apresentações artísticas, no Lacustre, e sessão de cinema, com o filme Diário de Tati, às 20 horas, no Cine Marajá. Dia 18, às 7 horas, tem alongamento e caminhada, no Parque Lacustre, oficina de pintura, acesso a internet e jogos, a partir das 14 horas, na Casa da Criança. O médico Malcolm Montgomery faz sua palestra-show, às 19 horas, no Ginásio Douglas Pereira e, às 20 horas, acontece jantar tropeiro, no Hotel Fazenda 100 Árvores. Os ingressos têm de ser comprados antecipadamente.

No dia do aniversário, terça-feira (19), às 8 horas, haverá Torneio de Futebol Society; às 9 horas, passeio ciclístico e saída Circuito de Cicloturismo. Os atendimentos de saúde continuam a partir das 9 horas, com o repasse de informações também sobre saúde bucal. Haverá almoço, às 12 horas, no Hotel Fazenda das 100 Arvores, com o prato típico do município, o Castropeiro. Um cardápio especial será servido em bares e restaurantes da cidade. Para às 14 horas, estão previstas atividades de recreação, aula de dança, apresentações artísticas, com música e danças.