Reunio_assessoria_deputado_Francischini_-_Crdito_Daniel_Calvo_8

Na quarta-feira (20), o prefeito Reinaldo Cardoso (PPS) recebeu a tenente coronel Rita Aparecida de Oliveira e a sargento da PM reformada, Maria Lígia Guedes, ambas assessoras do deputado federal Fernando Francischini (PEN), ele que é delegado da Polícia Federal. A comitiva apresentou propostas de projetos e parcerias para investimentos no setor da segurança pública e Defesa Civil.

A conversa foi articulada pela diretora do Departamento de Segurança Pública, Regina Vassão Iezak, e acompanhada pelo secretário de Governo, Ricardo Cardoso Filho; pelo comandante da Guarda Municipal, José Carlos Ferreira, e pela subcomandante Sônia Salete. “Os projetos e ideias giraram em torno do desenvolvimento de ações preventivas na área da segurança, como uso de drogas, educação para o trânsito, monitoramento através de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade e a implantação de programas que já vem sendo desenvolvidos em outras cidades”, citou Regina.

Segundo a diretora, a intenção é repetir em Castro ações viabilizadas em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Vara de Infância e Juventude, além da Fiscalização Municipal para coibir e erradicar a violência envolvendo menores. As assessoras disponibilizaram aparato técnico para a montagem dos projetos, inclusive com o trabalho da tenente coronel Rita Aparecida, que é especialista na área.

De acordo com Regina, foram apresentados aos assessores projetos já idealizados, entre eles o da criação da Guarda Mirim e Guarda de Trânsito Mirim, ação que envolverá diversas secretarias municipais. “São todos voltados para a prevenção”, comentou a diretora, citando que, durante a reunião, o prefeito lembrou que Castro possui uma lei que proíbe os bares de abrirem após a meia noite e que esta lei deverá ser cumprida. “Para tanto, vai ser preciso aumentar a fiscalização, além da repressão ao uso de álcool em espaços públicos”, argumentou Regina.

Os representantes levaram ainda pedidos de intermediação junto a Receita Federal quanto a doações de veículos e materiais permanentes e de consumo. A comitiva informou que o deputado Fernando Francischini deve vir a Castro no dia 5 de março.