O prefeito Reinaldo Cardoso (PPS) voltou satisfeito de sua peregrinação pelas secretarias estaduais, na terça-feira (19). As vitórias para Castro incluem desde pontes nos distritos do Socavão e Abapan, projeto de restauração do prédio do antigo fórum, instalação de poços artesianos até a pavimentação de vias na Vila Santa Cruz, Água Suja, Bom Sucesso, Von Boch, Morada do Sol I e II, além do acesso a PR 151, na região de uma distribuidora de óleo diesel.

O prefeito, que viajou acompanhado do secretário de Governo, Ricardo Cardoso Filho, conseguiu, na Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, a construção de três pontes, duas no distrito do Socavão e uma no Abapan. Outra conquista foi a garantia da elaboração do projeto de restauração do prédio do antigo fórum. “Aquele espaço pertence ao Estado e deverá ser restaurado para ficar com as características originais, ficar como era antigamente. O projeto deve estar pronto em 60 dias”, explicou Reinaldo.

No Instituto das Águas do Paraná, que pertence a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os representantes de Castro ouviram que serão abertos três poços artesianos nas comunidades de Marmeleiro, Campina dos Eias e Butiá. “Além disso, eu determinei hoje (quarta-feira) também a instalação do sistema de água no Butiazal. A Prefeitura vai subsidiar o que falta para completar o projeto , anunciou o prefeito. De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maria Inez Pedrosa, a localidade já tem o poço perfurado, mas faltam ainda o reservatório e a rede. “Não é uma extensão muito grande, são seis mil metros de rede nesta primeira fase”, acrescentou, citando que o número de ligações, de famílias beneficiadas ainda vai depender de um estudo mais aprofundado. “Precisamos ver onde a topografia nos permite levar água, via rede, e onde compensa mais perfurar outro poço”.

Dr. Reinaldo pretende aumentar o número de ruas pavimentadas na cidade. Para isso, vem gestionando recursos federais e estaduais. O prefeito enumerou que já estão iniciados serviços de pavimentação da rua Heráclio Mendes de Camargo, no Jardim dos Bancários, Jardim Bela Vista, Jardim Bailly, Vila Rio Branco – entre a Jerônimo Cabral, Conselheiro Jesuíno e Coronel Olegário de Macedo – Morada do Sol V, Cantagalo, Jardim Arapongas e Termas de Riviera. “Está sendo preparada a via para receber o asfalto, com obras de drenagem, esgoto e outros serviços”, explicou o secretário de Transportes, Edmir Kirchof.

Já têm os recursos reivindicados em caráter de urgência a pavimentação de todas as ruas da Vila Santa Cruz e o acesso a PR 151, na região da distribuidora de óleo diesel, que hoje é de poliedro, conforme o prefeito. Também estão em andamento projetos para levar pavimento às ruas do Água Suja, Bom Sucesso, Von Boch e Morada do Sol I e II. “Em conjunto com todos esses serviços, novas áreas da cidade são alvo de estudos para constarem de projetos futuros de pavimentação e já ordenei a abertura de licitação para a escolha de uma empresa, que fará serviços de tapa-buracos por todo o município. Vamos melhorar as condições das ruas”, adiantou.

O prefeito ainda informou que está sendo feito um levantamento para nortear a colocação, com recursos próprios, de placas com os nomes de ruas para facilitar o serviço dos Correios; que será viabilizado o Mercado da Família e melhoradas as atividades da Vaca Mecânica; que uma nova empresa para a limpeza pública esta sendo licitada e que o cemitério do distrito do Abapan será ampliado. “O aumento na área do cemitério nos foi solicitado pelo funcionário do Departamento de Estradas Rurais, lá no distrito, o Ademir Lazarini e já pedi estudos para que isso seja efetivado”, ressaltou Reinaldo.