Começou hoje (17), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A campanha segue até o dia 26 de maio, com mobilização nacional no dia 13. Em Castro, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Devem tomar a vacina pessoas com mais de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses de 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Professores

Esse é o primeiro ano que professores da rede pública e privada estão inseridos entre os grupos prioritários para receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os professores devem levar declaração da escola em que atuam.

 

Meta

A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo de cada grupo prioritário para a vacinação. A vacina deve ser tomada todos os anos pelos já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

A vacina é eficaz contra três tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, como o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única, já para as crianças são aplicadas duas doses.