A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, junto com diretores, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores da rede municipal participou no dia 31 de outubro da aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2017 (Pnaic).

No encontro, a coordenadora local do programa, Sueli Verdile de Souza fez um resgate das etapas já realizadas nos anos anteriores, apresentou o novo modelo e apontou alguns desafios que se apresentam. Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a “Contação de Histórias” feita pelo aluno do magistério, Jhonata Oliveira Gomes e também conhecer o projeto “Ler e Escrever é Sempre um Grande Prazer”, desenvolvido pela professora Francisca Barth Quast.

O Pnaic é um compromisso formal e solidário assumido pelo governo federal, Distrito Federal, estados e municípios desde 2012 para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), e do Plano Municipal de Educação (PME) que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental. “Este é nosso grande desafio e trabalhamos em conjunto para alcançar essa meta”, afirma Sueli.

O Pnaic 2017 atenderá três grupos diferenciados: professores e coordenadores pedagógicos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental com foco no processo de formação; professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.